Resenhas mais populares

Posted by : Léo sábado, 20 de dezembro de 2014

Título: Meu nome Não é Johnny
Autor: Guilherme Fiuza
Editora: Record (eu tenho da BestBolso)
Páginas: 156

Sinopse:
A fascinante e perturbadora história de como o "garotão" João Guilherme Estrella se tornou um personagem graúdo da vida bandida carioca é narrada por Guilherme Fiuza no livro "Meu Nome Não É Johnny" (Record, 2007). Nascido em confortável berço na Zona Sul do Rio, adorado pelos pais e querido pelos amigos, João envolveu-se com as drogas e descobriu um mundo de dinheiro fácil. Após tornar-se o barão da cocaína pura na Zona Sul do Rio, viveu como um rei com muito dinheiro, festas alucinadas, viagens, mulheres, glamour e poder. Até ser preso e experimentar o inferno da cadeia e do manicômio, lutando para recuperar-se e voltar à vida em sociedade. O livro deu origem ao filme de mesmo nome, estrelado por Selton Mello e Cléo Pires, um dos mais vistos no Brasil em 2008.

"Tudo aquilo que vem fácil vai fácil." já dizia o velho ditado, mas no caso de João Guilherme Estrella, veio fácil, foi fácil e cobrou um auto valor na saída.
Meu Nome Não é Johnny foi um daqueles casos de que o filme não agride o livro, são obras complementares e que convivem muito bem juntas. E foi após assistir ao filme que fui apresentado ao livro e também a história do Barão do Pó do Rio de Janeiro.
Embora ainda preferisse fumar maconha, João já tinha experimentado cocaína. Achava a maior graça nos versos malditos de Jackson Browne que descobrira num disco, com a gravação de narizes fungando ao fundo e uma curiosa submissão do sexo ao vício.
 João é um tipico garoto rebelde da classe média carioca, na juventude matava aula para ir a praia com os amigos surfar e fumar maconha., no inicio da vida adulta começou a vender cocaína para pagar o próprio vicio na droga, fazia as vendas em barezinhos da boemia carioca e promovia festas em casa pra divulgação e distribuição do seu produto.
 Um dia foi por um certo cadeirante, Alex era o intermediário de um laboratório de refino de cocaína no interior do estado do Mato Grosso e queria João no esquema para aumentar os lucros e a freguesia no Rio, estava iniciada a Conexão Nelore.
 Com a Conexão veio o contato com a Europa, as viagens, festas, era o sonho branco virando realidade, João voou alto neste sonho e quando ele acabou a queda foi bem feia.
 Vou parar por aqui por não querer dar spoilers (mais), mas garanto a vocês que a melhor parte do livro é ver a força de João quando as coisas saem muito do controle.

E você já leu? Deixe sua opinião aqui nos comentários.

{ 21 comentários... read them below or Comment }

  1. Oii Leonardo, tudo bem? (ou bom dia haha)
    Confesso que a história parece ser boa mas está por fora dos meus gêneros, mas não curto filme brasileiro, no livro sempre é diferente né, gostei da resenha viu haha
    Fique com Deus! <3
    http://www.doceliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda, tudo joia e você?
      Eu não mantenho o hábito de catalogar ou julgar filmes por nacionalidade, se alguém me indica eu assisto, daí opino se gosto ou não;
      Obrigado pelo elogio.
      Abraços

      Excluir
  2. Nem sabia que existia livro, e na moral não me interessou nem um pouco esse lance todo de droga. Mas que bom que não te decepcionou! :)

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Tem resenha nova no blog de "Escola Noturna", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já eu acho bem interessante como o ser humano se entrega a seus vicios em certas ocasiões, gosto bastante de análise assim.

      Excluir
  3. Oi, tudo bom?
    Adorei sua resenha, esse tipo de livro, acho que precisa ter uma indicação de idade para se ler, né?
    Mas me pareceu bem interessante a história que o livro aborda, com certeza uma opção de leitura válida!
    Beijos!
    http://resenhandoaarte.blogspot.in/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aliscia, tudo bem e tu?
      Então, acho que deveria mas na edição que eu tenho não diz nada a respeito mas é sempre bom evitar que os muito pequenos tenham contato direto com esses materiais.
      Abraços

      Excluir
  4. Olá!

    Que demais, ficou muito boa sua resenha, nem sabia que havia um livro e acho legal com um fim "reflexivo", principalmente brasileiro se tratando em drogas...
    Irei pesquisar mais!

    Beijos!
    De tudo um pouco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tamires
      Acho que irá gostar se ler o livro, é bem curtinho então é uma leitura que voa.
      Abraço

      Excluir
  5. Oi, Leonardo!
    Eu assisti esse filme, mas não sabia que tinha livro. Achei a história muito boa, gosto de assuntos assim, que relaciona ao tráfico e consequentemente a política, que é um assunto que curto bastante. Vou procurar saber mais do livro pra comprar e comparar hehe
    Adorei a resenha.

    Beijos
    Rayssa
    http://diariosdleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rayssa
      Se você já gosta da temática irá adorar a leitura, se um dia resenhar me avise que quero ler a sua opinião.
      Abraço

      Excluir
  6. Oi, Leo!
    Adorei a resenha, e nem sabia que tinha livro dessa história! kkkk
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Markus
      O filme teve bem mais projeção que o livro mas o que me surpreendeu é que o filme explora praticamente apenas as primeiras 50 páginas do livro sem dar enfase alguma a parte do tratamento que é bem explorada na obra escrita.
      Abraço

      Excluir
  7. Olá! Não sabia da existência do livro, achei que só tinha o filme. Sua resenha ficou muito boa, mas esse não é o tipo de leitura que me agrada, infelizmente...

    Beijo
    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Milena
      Acontece, realmente temos que dar atenção aquilo que mais nos atrai.
      Abraço

      Excluir
  8. Tudo bem, Léo?
    Então o filme é baseado em um livro?! Hahaha. Adorei a resenha, fiquei com vontade de ler.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo ussa Nelson, e tu?
      Tenho certeza de que se der uma chance ao livro, não se arrependerá.
      Abraço

      Excluir
  9. Oi, não assisti o filme e nem sabia que tinha livro, mas curti a resenha, se pá leio um dia
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Brubs
      Se um dia resenhar, me avise que quero ler.
      Abraço

      Excluir
  10. Oi, Leo! Como vai?
    Apesar de não ter assistido, já ouvi falar do filme, entretanto não sabia que havia o livro. A história parece ser interessante devido ao modo como o protagonista vai lidar com a situação. Tenho um livro nesse estilo aqui para ler e, ah, eu não gostei de cara, não só por causa da história, que envolve drogas, gente rebelde e coisa do tipo, mas a linguagem era bem real, e acho que essa realidade cheia de palavrões e termos que eu considero errados no sentido de ser humano não me agradaram. Não sei se Meu Nome Não É Johnny é nesse estilo, mas... creio que não irei ler.
    Mas foi legal saber sobre!
    Beijinhos,
    Karol.
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Karol
      O pior é que o livro é bem deste estilo mesmo, se você se sente incomodado com a linguagem fica um pouco mais difícil gostar da história, nem recomendo a leitura a ti.
      Abraço

      Excluir
  11. Olá Leo!
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, acredita? rs
    Já coloquei na minha lista de desejados, em breve faço a resenha lá no blog também!
    Beijos!
    http://bloggpaginassecretas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

- Copyright © Chá com Resenha - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -