- Back to Home »
- book tour. , Editora Biruta , Resenhas »
- Resenha: Quissama (Book Tour)
Posted by : Léo
sábado, 27 de dezembro de 2014
Essa resenha faz parte de um Book Tour organizado pela Editora Biruta, muito bem organizado por sinal. Junto ao livro enviaram também um marcador do livro, dois marcadores do blog da editora e um "não perturbe" muito bacana.
ILUSTRADOR(ES): Rubens Belli
Nº DE PÁGINAS: 308
ISBN: 978-85-7848-137-7
IDADE: a partir de 10 anos
Sinopse:
Rio de Janeiro, dezembro de 1868.
O moleque Vitorino Quissama foge da senzala para procurar a mãe desaparecida. Recorre ao viajante Daniel Woodruff, ex‑agente da Scotland Yard que pode ajudá‑lo em sua missão. Transitando entre os salões da corte e as precárias moradias dos cortiços, a dupla terá de enfrentar os perigos e as injustiças de uma sociedade sustentada pelo trabalho escravo.
Baseado nos manuscritos de Daniel Woodruff (1832-1910), O Império dos Capoeiras reconstitui a saga de uma cidade dividida pela guerra secreta dos Nagoas e Guaiamuns, duas das maiores e mais temidas maltas do século XIX. Numa época em que o escritor José de Alencar era Ministro da Justiça e o Império do Brasil destinava todos os seus recursos à Guerra do Paraguai, Woodruff mal podia imaginar que, por trás da busca pessoal de Vitorino, insinuava‑se uma conspiração que mudaria os rumos da nossa História.
O livro é muito interessante antes mesmo de começar, na forma como Maicon Tenfen o escreveu.
Maicon estava pesquisando no Arquivo Histórico do Rio de Janeiros registros para um romance sobre a saga dos capoeiras no Segundo Reinado, quando uma amiga de infância que trabalha no Arquivo o manda algumas páginas digitalizadas de um manuscrito de Daniel Woodruff, britânico que viveu no Rio daquela época e foi testemunha ocular dos acontecimentos que o autor pesquisava.
Maicon parou de escrever o seu livro e passou a trabalhar nas páginas de Daniel pois, segundo as palavras do mesmo, o livro que ele queria escrever já estava escrito.
Livro e marcador do livro
Posso dizer que agradeço a Maicon pela escolha, nunca havia lido algo parecido, uma história emocionante que se torna mais bacana ainda por ter um pé na realidade, digo um pé porquê durante a leitura e pelas advertências do próprio autor, percebemos que Daniel gostava de aumentar um pouco as coisas para o seu lado, mas isso só deixa o livro mais divertido.Daniel estava em um navio ancorado em um porto no Rio de Janeiro quando briga com o capitão e salta da embarcação na capital do império brasileiro. Como levava alguns lingotes de ouro escondidos em sua mala, não teve nenhuma dificuldade para esperimentar a vida boêmia da cidade, resolvendo até um caso de sequestro de uma famosa dançarina francesa que se apresentava no teatro local,
Quando seu dinheiro havia se esgotado e mister Woodruff já estava de viajem marcada de volta a Liverpool, surge algo inesperado. Um capoeira. Vitorino Quissama, esscravo fujão de um dos maiores bandidos da cidade vai a sua procura com um pagamento, provavelmente roubado, pedindo ao inglês que encontrasse sua mãe, que dizia ele fora vendida por seu dono. Daniel recusa o caso mas não consegue livrar seu couro de envolver na história que dali, só fica mais complicada.
Não Perturbe e marcadores do blog
O livro é narrado em primeira pessoa, muito bem narrado por sinal, nos colocando dentro de uma amizade entre um português e um inglês, uma conspiração contra o Império e uma sanguinária guerra de maltas de capoeira. Nos joga sem pedir licença em uma trama emocionante recheada de citações da nossa História em uma linda e caótica Rio de Janeiro do século XIX.É um livro de fácil leitura recomendadissimo a todas as idades. Mas deixo um aviso, vá se acostumando a ficar sem fôlego, pois a aventura deste livro te deixará sem ar várias vezes.
Obrigado Biruta pela oportunidade de ler essa belíssima obra.
Abraços.
Admito que não sei se eu gostaria muito, mas sua resenha foi bem detalhada, deu pra perceber que a história tem bastante potencial
ResponderExcluirxx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br
Já conhece os multi talentos? Vem conferir!
Obrigado Carol
ExcluirA história do Daniel continua mas não sei o autor traduzirá mais algum trecho dos manuscritos, espero sim.
Abraço
Olá!
ResponderExcluirSua resenha ficou ótima e o catálogo da editora é maravilhoso, mas a capa e sinopse não me chamaram atenção, não fazem muito meu estilo apesar de amar me divertir, parece algo mais para depois de uma leitura que te desgasta muito...
Parabéns pela resenha e é lindo o que a editora mandou rs.
Beijos!
De tudo um pouco
Olá Tamires
ExcluirObrigado pelo comentários, também achei bem legal quando abri o pacote e vi que continham esses marcadores.
Abraço
Oi, Léo!
ResponderExcluirO livro parece ser bem legal, gostei da sua resenha. E que gracinha dos mimos que a editora mandou!
Beijo
www.ratasdebiblioteca.com
Olá Thaís
ExcluirEles são bem bacanas mesmo.
Olá Léo,
ResponderExcluirPrimeiramente queria agradecer a visita! Amei a estrutura e o layout do seu blog!
Gostei muito da sua resenha... Deu até vontade de ler apesar de gostar muito de fantasia! Mas acha interessante pois livro que parece contar um pouco da nossa cultura ou como você mesmo disse tem um pezinho na realidade!
Abraço,
Ludy
http://meuparadoxoliterario.blogspot.com.br/
Olá Ludy
ExcluirEu que agradeço sua visita e os elogios, um amigo arrumou esse layout pra mim, fez como ele achava melhor e deu certo.
Abraço
Gostei muito da indicação, é o tipo de leitura que me agrada! Sua resenha também foi animadora, me deixou curiosa.
ResponderExcluirOlá Suzana
ExcluirObrigado, esse tipo de comentário que me incentiva a escrever, se ler o ilvro espero sinceramente que goste.
Abraço
Olá!
ResponderExcluirAdoro a editora Gaivota e a Biruta! Pude conhecer mais o trabalho deles na Bienal desse ano, além, é claro, de ter recebido um "não perturbe " também. Capas muito lindas e livros mais lindos ainda, além de histórias maravilhosas.
Ótima resenha!
Abraços literais,
Luiz Henrique (Luke)
instanteliteral.com
Olá Luiz
ExcluirEles realmente fazem um trabalho bem diferenciado e muito bem feito.
Abraço
Olá, me interessei um pouco por esse livro, gosto de história haha. A capa é linda né?
ResponderExcluirSuper fofos os mimos da editora!
Beijo
Choque Literário
Olá,
ResponderExcluirEu fiquei curiosa pelo livro desde que vi no catálogo da editora, mas fiquei incerta quanto a solicitar, mas agora estou certa de que, se der, vou tentar conferir esta história.
Beijos.
Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com
Já ouvi falar deste livro e sempre resenhas positivas. Acho que irei arriscar a leitura.
ResponderExcluirGostei da resenha.
Beijos,
Gabrielle G. - Blog ABCD dos Livros
http://abcddolivro.blogspot.com.br
Olá; também participei de um book tour dessa editora e gostei da organização deles. Fiquei curiosa por esse livro e vim ver sua resenha, só aumentou minha vontade de lê-lo.
ResponderExcluirpetalasdeliberdade.blogspot.com
Olá!
ResponderExcluirAdorei sua resenha, Léo ♥
Mas não sei se leria! A sinopse não me atraiu!!!
Adorei os marcadores são uma fofura ♥♥♥
Grande beijo!
http://cupcakedeletras.blogspot.com/
Não tenho o costume de ler resenhas de livros que ainda não li. Gosto mais de ser surpreendida ao longo da leitura, mas depois que você comentou no meu blog que esse foi o livro que mais te surpreendeu no ano que passou, eu soube que tinha que ler mais a respeito. Não sou uma grande fã da história brasileira, não me pergunte o motivo, mas é assim que é, porém, fiquei com muita muita vontade mesmo de ler esse livro, tanto pelo cenário retratado tanto pelo que você disse sobre as personagens. Espero poder lê-lo em breve e me deliciar com a leitura.
ResponderExcluirBeijos
http://vidasempretoebranco.blogspot.com