Resenhas mais populares

Posted by : Léo terça-feira, 1 de julho de 2014


Nascido em 20 de Setembro de 1948 em Nova Jersei, George Raymond Richard Martin, desde a sua infância já era um ávido leitor de quadrinhos. Sua “primeira publicação” foi em novembro de 1968, em uma cartinha de fã publicada em uma edição de O Quarteto Fantástico da Marvel.

Ainda jovem se interessou por fazer jornalismo, e seguiu para a Universidade Northwestern em Illinois, onde se formou com muitos elogios, em 1971, Martin completou o seu mestrado na mesma universidade.

Em 1970, ele já tinha iniciado sua carreira de escritor, pode-se dizer que ele falhou miseravelmente nessa época, tendo um de seus primeiros contos sido rejeitado 42 vezes por diferentes revistas, contudo, pouco tempo depois seus contos já começaram a serem indicados para prêmios.
O conto de ficção cientifica chamado With Morning Comes Mistfall, foi publicado por uma revista do gênero e indicado aos prêmios Hugo e Nébula Awards. Mesmo não tendo vencido nenhum dos prêmios Martin sentiu-se extremamente honrado por ter sido indicado.
Durante a sua carreira, Martin não escreveu apenas ficções científicas, que era o gênero que adorava, mas também contos de fantasias, terror e até mesmo contos com temas mais politizados.
Em 1980, Martin começou a trabalhar para a televisão e também como editor de livros. Como roteirista de TV, ele escreveu para a série The New Twilight Zone, no Brasil chamada de Além da imaginação e exibida pelo SBT, e para a série Beauty and the Beast além de outras participações menores em outras séries.
Depois de algum tempo na TV, Martin começou a sentir a limitação da TV, que sempre cortava partes de seus roteiros por falta de orçamento, assim decidindo voltar à literatura em 1991, já com 43 anos.

Martin começou a escrever uma fantasia inspirada na Guerra das Rosas, sem maiores pretensões, a fantasia acabou sendo publicada mais tarde, em 1996 nos EUA com o título A Song of Ice and Fire, no Brasil As crônicas de Gelo e Fogo, e com o subtítulo de Game of Thrones.
O livro não teve muito sucesso literário nos EUA, mas teve um sucesso notável dentro de determinados nichos da fantasia. A crítica foi positiva e seus dois livros seguintes mantiveram o ritmo e cada vez mais foram conquistando novos leitores.
Durante isso Martin não se dedicou exclusivamente a saga, entre os intervalos de publicação ele lançou diversos contos, embora alguns deles fizessem parte do universo de A Song of Ice and Fire.
O quarto volume da série é considerado por alguns fãs o mais fraco da saga, ele foi lançado em novembro de 2005 com o subtítulo “A feast for crows”, apesar de tudo o livro chegou ao 1° lugar da lista de mais vendidos do The New York Times e do The WallStreet Journal, além de ser indicado ao Quill Award e ao British Fantasy Award em 2006.
Existe um grande espaço entre o lançamento do quarto volume da série (novembro de 2005) e o quinto volume (julho de 2011). Em 2007 a HBO comprou os direitos de filmagem para a adaptação da saga a TV.
Em 15 de fevereiro de 2011, George RR Martin se casou com sua noiva de longa data, Parris McBride. Seu casamento foi selado com alianças de estilo céltico, encomendadas especificamente por Martin a artesões locais.
Depois de anos de pré-produção da série pela HBO, o anuncio sobre a estreia e as primeiras imagens fez todo o mundo abrir os olhos para a mais famosa obra de Martin, e no Brasil não foi diferente, a editora Leya lançou o livro em Setembro de 2010, com o título “As crônicas de gelo e fogo – A Guerra dos Tronos” e sem muita demora em março do ano seguinte lançou o segundo livro da saga, “A fúria dos reis”.
A série televisiva estreou em 17 de abril de 2011 que alcançou uma audiência notável e que gerou muitos comentários na mídia e foi adorada pelo público, imediatamente a HBO renovou a série para mais um segundo ano. Após a exibição de apenas 4 episódios, “Game of Thrones” se tornou o novo fenômeno da cultura pop e George R. R. Martin o novo queridinho do público.
A revista Time declarou George como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2011.Martin agora se dedica em escrever o 6° e os 7º livros de sua saga, que se chamarão respectivamente “The Winds of Winter” e “A Dream of Spring”. Ainda não existe uma previsão para quando os próximos livros vão sair, muitos leitores têm medo que ele morra antes de finalizar a saga, mas Martin já disse que vai trabalhar mais rápido para que provavelmente os livros levem o mesmo tempo entre um e outro que os três primeiros livros da heptalogia levaram, 2 anos, o que quer dizer que provavelmente só presenciaremos o final da melhor saga de fantasia da atualidade em 2016.

{ 5 comentários... read them below or Comment }

  1. Eu ainda não li nada desse autor, mas tenho tanta vontade e curiosidade, sou doidinha para ler Crônicas de Gelo e Fogo, mas o preço salgadinho dos livros me deixa um tanto desanimada e o tamanho deles também, dá um certo medinho de ler kkkkkk Mas um dia eu irei ler, também tenho curiosidade em acompanhar a série, mas eu quero ler os livros antes, então concluímos que não irei assistir a série tão já kkkkk

    Beijos :*
    Larissa - Srta. Bookaholic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, eu também não li ainda pelos preço. Mas to juntando uma grana pra no fim do ano adquirir.

      Excluir
  2. Olá,
    Sou louca para ler George Martin, mas não tenho tempo de fazê-lo, pois tenho muitos livros na frente.
    Quero ver se começo a ler o quanto antes.
    Adorei o seu post sobre ele, parabéns.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um grande problema, varias vezes adiantei livros pela grande vontade de lê-los.
      ;)

      Excluir
  3. George R. R. Martin é, simplesmente, um gênio. Adoro os livros dele e a escrita. E claro, a quantidade de mortes. rs

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho

    ResponderExcluir

- Copyright © Chá com Resenha - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -